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BI Contábil
Aprenda a configurar uma empresa para usar o BI Contábil
Aprenda a configurar uma empresa para usar o BI Contábil
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Escrito por Amanda Junqueira
Atualizado há mais de uma semana

Para utilizar o BI contábil, é necessário que você tenha cadastrado um plano de contas previamente, caso não tenha cadastrado, basta clicar no botão a seguir:

Primeiro Passo:

Ao acessar o cadastro da empresa, será necessário vincular o plano de contas que foi criado nesse campo:

Segundo Passo:

O próximo passo será acessar o módulo do BI Contábil e selecionar a empresa desejada para liberar as análises.

Clique na opção de "Upload de Balancete", para subir os balancetes da empresa mensalmente e sem zeramento.

É necessário sempre selecionar seu sistema contábil e que seu balancete esteja de acordo com nosso padrão de importação para subir a ferramenta. Para descobrir o seu modelo exemplo, clique no botão abaixo:


Após selecionar o sistema e gerar o balancete no formato padrão, você terá algumas opções disponíveis, dependendo do sistema contábil, sendo elas:

Contas de Natureza Crédito: São aquelas contas configuradas previamente no plano de contas, para sistemas que não informam no balancete as contas de natureza crédito.


Colocar todas as contas com a mesma quantidade de caracteres: Essa opção deve ser marcada quando o seu plano de contas tiver quantidades de caracteres diferentes nas contas analíticas, por exemplo:


1.01.01.0001 - 9 caracteres

1.1.01.0001 - 8 caracteres.


A conta com 8 caracteres ganhará caracteres até completar a quantidade de caracteres que foi configurada no seu plano de contas, nesse exemplo, será completada até 9 caracteres.


Zeros à esquerda?: Ao marcar a opção de igualar, por padrão, será igualado com zeros a direita, se marcar a essa opção, será igualada com zeros à esquerda.


Meu balancete já está informando Contas de Natureza Crédito: Opção exclusiva do modelo HubCount, utilizada para sistemas contábeis fora do padrão ou não integrados, que podem conter ou não, as contas de natureza crédito direto nos dados do balancete.


Utilizar Código Reduzido: Se disponível no modelo do seu balancete, poderá optar em subir pela classificação ou código reduzido ao marcar essa opção.

Terceiro Passo:

Agora que já importou o balancete, você deverá fazer o De/Para entre as contas do seu plano com as contas do plano Hub, através do botão a seguir, você verá com mais detalhes como realizar esse processo:

O De/Para é o último passo e o mais importante para as corretas informações dos Dashboards, após preencher o De/Para o Report estará pronto para uso.

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